sábado, 14 de março de 2009

O Dia Nacional da Poesia



O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.


O que é poesia

Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.

Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.

Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.

A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.


Fonte: site do ibge

quinta-feira, 12 de março de 2009

SO PARA ESCREVER SOBRE AMOR



AMAR É VIVER EM SINTONIA COM A FELICIDADE.

Viver é saber entender e amar nossos amigos queridos, nossa familia.



Amar com ações, entender sem buscar razões.


Nada questiono em um amigo, nem deficiências, nem defeitos,porque eu o amo como ele é.



O amor é um sentimento nobre, é perdoar sempre, é se dar, é ser feliz na felicidade da pessoa que amamos.



Para mim não existem diversas maneiras de se amar. O amor é único. Tanto por um filho ou por uma amiga o amor é impar. Não vejo diferentes formas de se amar.



Amor de mãe, ou amor de uma mulher e um homem é a mesma coisa. Se entre homem e mulher pode existir atração da carne, entre mãe e filho existe a mais absoluta integração.




É tão forte que quando presente entre duas pessoas, consolida a amizade, aprofunda o companheirismo e gratifica a quem ama o tornando feliz.



Nada mais importante que ver a pessoa que amamos feliz, sorrindo e com um abraço bem apertado nos fazer sentir o quanto somos amados e compreendido.





Aquele que condiciona seu amor a uma reciprocidade, na verdade não ama. O amor independe de recompensas, simplesmente se ama alguém sem escolhas, sem maiores exigências



Ama-se, sem entender por que, sem lógica, sem razões sem
Maiores explicações. Simplesmente ama-se.

domingo, 8 de março de 2009

À Todas as Mulheres



Por Luan Borges

Porque se comemora o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março? Porque é esse dia que as mulheres são tratadas com carinho, com amor e com atenção? Será que as mulheres não tem que receber flores e beijos nos outros dias? Claro que as mulheres merecem ser homenageadas, mas essa homenagem tem que ser feita todos os dias. Trate bem as mulheres que o rodeia, seja sua mãe, sua esposa, sua namorada, sua avó ou sua amiga, as mulheres são guerreiras, são abençoadas, são especiais.

Mulher, esse ser tão complexo para a cabeça dos homens. Chamado de sexo frágio, que de frágio não tem nada. Todo homem se apoia numa grande mulher, na política, no ramo artístico, na vida. A mulher é o ser mais completo que já pisou na face da Terra.

''Toda mulher
quer ser amada.
Toda mulher
quer ser feliz.
Toda mulher
se faz de coitada.
Toda mulher
é meio Leila Diniz.''
(Rita Lee - Todas as mulheres do mundo)


ELAS FORAM BRILHANTES E ATÉ HOJE INFLUENCIAM GERAÇÕES

No Dia Internacional da Mulher, Maria Bonita, a companheira de Lampião, faria 100 anos, caso estivesse viva


A CANGACEIRA
Maria Bonita foi responsável por introduzir vários costumes no meio dos homens do Cangaço, já que a presença de mulheres no movimento era proibida até a entrada dela no grupo, segundo o escritor Magérbio Lucena, autor do livro “Lampião e o Estado Maior do Cangaço”. “Ela foi um dos maiores expoentes da cultura nordestina”, atesta o pesquisador.

SÍMBOLO SEXUAL


estrela maior de Hollywood, Marilyn Monroe foi encontrada morta aos 36 anos, vítima de overdose – e até hoje paira o mistério: a atriz cometeu suicídio ou foi vítima de assassinato? Abandonada pela mãe, Marilyn foi criada em orfanatos, fez 33 filmes e foi casada três vezes (01.06.1926 a 05.08.1962)

A PIMENTINHA


Considerada a maior cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina, a Pimentinha, como era conhecida, foi encontrada morta aos 36 anos em seu apartamento nos Jardins, São Paulo. Sua morte foi chorada por 25 mil fãs durante o velório no Teatro Bandeirantes, palco de seu maior sucesso com o show “Falso Brilhante" (17.03.1945 a 19.01.1982)

SIMBOLO DA LIBERAÇÃO FEMININA



Leila Diniz foi símbolo da liberação feminina dos anos 1960 e 1970. A atriz escandalizou ao exibir sua gravidez de oito meses na praia. Aos 17 anos se apaixonou pelo cineasta Domingos de Oliveira, com quem viveu até os 21 anos. Ele a dirigiu em "Todas as mulheres do mundo", seu maior sucesso (25.03.1945 a 14.06.1972)

BONEQUINHA DE LUXO



“Bonequinha de luxo”, “Sabrina” e “A princesa e o plebeu” (que lhe rendeu um Oscar em 1953) são seus filmes mais conhecidos, mas foi sua elegância e o rosto de boneca que fizeram de Audrey Hepburn um ícone de beleza. Pudera, a atriz teve berço: seu pai era banqueiro e sua mãe baronesa (04.05.1929 a 20.01.1993)

A PEQUENA NOTÁVEL



Se estivesse viva, Carmen Miranda teria completado 100 anos em fevereiro. O sucesso da Pequena Notável fora do Brasil foi tanto que ela chegou a ser a artista mais bem paga de Hollywood na década de 40, deixando sua marca na calçada da fama (09.02.1909 a 05.08.1955)

A Chanel nº 5



Nos anos 1920, Coco Chanel já era uma designer influente, deixando para trás uma infância pobre e uma breve carreira de cantora. Mas em 1922, quando lançou o perfume Chanel nº 5, sua marca começou a se tornar um grande império, que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes (19.08.1883 a 10.01.1971)


A PRINCESA DE MÔNACO



Grace Kelly ganhou o Oscar de melhor atriz em 1955 pelo filme “Amar é sofrer”, de George Seaton; tornou-se famosa mundialmente fazendo filmes de Alfred Hitchcock, e mais ainda quando se tornou princesa de Mônaco, casando-se em 1956 com o príncipe Rainier (12.11.1929 a 14.09.1982)



A RAINHA DO JAZZ



De menina pobre, filha de uma lavadeira, a americana Ella Fitzgerald tornou-se a "Rainha do Jazz" e a "First Lady of Song" (primeira dama da canção). Ela influenciou o estilo bebop cantando com alegria contagiante (25.04.1918 a 15.06.1996)

A MINHA RAINHA


Em 1981 Diana Spencer – então desconhecida - se casou com o príncipe Charles e se tornou princesa de Gales, mais conhecida como Lady Di. Mas foi seu lado humanitário, liderando campanhas contra minas terrestres e no combate à Aids, que a tornaram popular e amada pelo povo inglês (01.07.1961 a 31.08.1997)

SÍMBOLO DE ELÊGANCIA



Jacqueline Kennedy tornou-se musa no auge da Guerra Fria, ao chegar à Casa Branca com o marido e então presidente dos EUA, John F. Kennedy. Logo depois, transformou-se na viúva de toda uma nação testemunhando o assassinato do marido, até surpreender a todos ao se casar com o magnata Aristóteles Onássis (28.07.192 a 19.05.1994)

A PRIMEIRA NA ACADEMIA DE LETRA


Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza - CE, no dia 17 de novembro de 1910, filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, descendendo, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna — "dona Miliquinha" — era prima José de Alencar, autor de "O Guarani")Em 1977, por 23 votos a 15, e um em branco, Rachel de Queiroz vence o jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda e torna-se a primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras


E se alguem quiser ajudar..para aumentar a minha lista...vai ser um prazer...beijos depois volto com os meus presentes..